top of page
2023-10-03-21-43-05-688.jpg

Membros da Liga Brasileira de Esperanto reunidos no Parque Weiss, Juiz de Fora/MG, no 4º Congresso Brasileiro de Esperanto, em 1911.

Somos a Liga Brasileira de Esperanto, fundada em 1907.

A Liga Brasileira de Esperanto é uma organização sem fins lucrativos fundada no dia 21 de julho de 1907 que se dedica à promoção, difusão e coordenação da língua internacional Esperanto, sendo sua representação máxima no território nacional. Dentre suas principais atividades estão a organização regular de seminários, conferências e congressos, a elaboração de cursos, a publicação de livros, revistas e materiais educacionais, a manutenção de parcerias institucionais com outras organizações para a promoção de intercâmbio pedagógico-cultural e o fornecimento de suporte, recursos e orientação para interessados em aprender ou ensinar Esperanto. Através de suas atividades, a Liga desempenha um papel crucial para a divulgação do Esperanto no Brasil enquanto ferramenta de comunicação internacional em defesa da igualdade entre os povos e a paz mundial. Ela incentiva a construção de pontes entre brasileiros e estrangeiros, contribuindo para a formação de uma comunidade global unida e solidária.

É filiada à Associação Universal de Esperanto, representando o Brasil na entidade que congrega as instituições esperantistas de todas as partes do mundo, além de funcionar como seu escritório local. No Brasil, ela coliga as instituições esperantistas estaduais. Suas principais atividades giram em torno da realização periódica do Congresso Brasileiro de Esperanto, da manutenção da Biblioteca Carlos Domingues, do programa de ensino Mia Amiko e da edição periódica da revista Brazila Esperantisto.

Missão

Difundir o Esperanto no Brasil, promovendo sua integração com o movimento esperantista internacional e incentivando o intercâmbio da cultura brasileira com a de outros povos.

Visão

Ser uma das instituições de maior referência para o debate sobre direitos linguísticos no Brasil até 2030.

Valores

Autonomia, diversidade, integração, democracia, sustentabilidade, compromisso e inclusão.

Nossos parceiros

RCLogo.svg.png
image.png
União Planetária (1).png
image.png
image.png
União Planetária (2).png
image.png
União Planetária (4).png
União Planetária (6).png
bottom of page